A melhor maneira de organizar a sala de aula na Educação Infantil

sala de aula

A sala de aula é um ambiente que merece atenção singular, sobretudo para a Educação Infantil. Vários elementos que a compõem devem ser considerados para o planejamento de aulas e do ano escolar, por exemplo, bem como para o melhor aproveitamento e desenvolvimento das crianças.

Sabemos que a organização do ambiente é um fator que faz toda a diferença no aprendizado das crianças de qualquer faixa etária, porém, no caso da Educação Infantil, pensar na disposição de mesas e cadeiras, quadros, brinquedos e demais componentes de uma sala de aula é determinante para que a criança absorva todo o conhecimento necessário e participe com prazer de todas as atividades trazidas pelos educadores.

A escola e o professor devem se unir para proporcionar o melhor para os alunos. Por isso, nós da Multimeios separamos algumas dicas para a organização da sala de aula em jardins de infância, creches e pré-escolas. Se você quer saber qual é a melhor maneira de organizar este espaço, continue lendo!sala de aula

 

A sala de aula na Educação Infantil

Em primeiro lugar, a sala de aula deve ser um ambiente estimulante para as crianças. É na pré-escola que suas capacidades cognitivas e motoras devem ser exercitadas através de atividades lúdicas – ou seja, ali a criança deve aprender brincando. É preciso que todas as ferramentas necessárias para que o educador alcance seus objetivos estejam sempre à mão, e que cada elemento que componha o ambiente seja cuidadosamente escolhido.

Os principais fatores que devem ser observados na organização da sala de aula são: higiene, decoração e funcionalidade. A sala de aula deve estimular a responsabilidade e gentileza nas crianças, portanto, dividir o local disponível em espaços compartilhados, que devem ser arrumados pelas próprias crianças, é algo altamente recomendado.

Dividir uma sala com muitas crianças nem sempre é algo fácil – afinal, cada criança tem preferência por um tipo de atividade. Algumas gostam de trabalhar em grupo, outras preferem ficar sozinhas, por exemplo. Por esse motivo, ter mais de um “cantinho” com propostas diferentes e que estimulem diferentes aspectos das capacidades de cada criança é fundamental. Todas as crianças devem passar por todos os “cantinhos”, mesmo que tenham preferência por um ou outro; porém, é importante dar liberdade para que elas escolham a sua parte favorita da sala de aula.

Uma boa dica é separar os espaços da sala utilizando tapetes ou piso de espuma, por exemplo. Utilize também uma decoração temática para criar um clima especial. Por exemplo, no “cantinho da leitura”, que tal montar uma pequena tenda com almofadas onde as crianças possam se sentar e ler em silêncio, ou ouvir histórias? Ou, no “cantinho das ciências”, que tal utilizar mapas ou imagens de animais, por exemplo? Basta usar a criatividade para diferenciar cada área, e utilizar cada espaço para uma atividade específica.

A qualidade dos móveis escolares é outro ponto que merece atenção. É fundamental que a escola adquira móveis ergonômicos, sobretudo para estudantes da Educação Infantil. Evitar problemas posturais nessa faixa etária é muito importante, por isso, este ponto não deve ser negligenciado. Ter uma cadeira escolar confortável é fundamental.

Também deve haver um espaço para colocar mochilas, lancheiras e livros. Disponibilizar móveis para escola de uso coletivo é outro ponto que colabora para a saúde das crianças, pois isso fará com que carreguem menos peso nas mochilas, além de colaborar com seu senso de responsabilidade e organização.

As melhores escolhas em móveis para a sala de aula da Educação Infantil, sem dúvidas, podem ser feitas em nosso site. Você também pode conferir as opções de armários, mochileiros, mesas , cadeiras e mais! A Multimeios possui tudo o que uma escola precisa para oferecer o melhor ambiente para seus alunos.

Além disso, para reforçar o que já foi dito anteriormente sobre estimular as capacidades cognitivas e motoras das crianças, vale lembrar que toda sala de aula da Educação Infantil deve possuir brinquedos educativos, livros paradidáticos e materiais que sejam constantemente utilizados de forma criativa pelos professores.

sala de aula

 

Nossas dicas para tornar a sala de aula mais alegre e dinâmica

  • A sala pode (e deve) ter áreas ou “cantinhos”, como o “cantinho da leitura”, “cantinho de artes”, “cantinho dos materiais”, “cantinho de brincar”, dentre outros. É importante que haja também uma área para o professor.
  • Manter os materiais organizados é uma dica de ouro para qualquer professor do Ensino Infantil. Utilize caixas, porta-lápis, estojos e o que mais for necessário, e estimule o senso de organização nas crianças. Deixe que elas participem da arrumação da sala, guardando sempre cada item em seu devido lugar.
  • Objetos e gravuras devem estimular a curiosidade e aprendizado das crianças. Cada item que compor a decoração da sala de aula deve ser cuidadosamente escolhido para cumprir com esse objetivo, e também deve transmitir alegria!
  • Experimente mudar a decoração (cartazes, quadros, etc.) a cada trimestre, pelo menos. Não é preciso substituir todos, afinal, alguns devem ficar sempre disponíveis para consulta, como é o caso de cartazes com letras, números, horas, dentre outros. Porém, trazer algo diferente irá estimular o interesse das crianças e deixará a sala de aula mais dinâmica.

A sua escola (ou a escola de seu filho) possui o que é preciso para estimular as capacidades e interesses dos alunos? Saber onde é preciso melhorar é o primeiro passo para se construir uma escola que seja o diferencial na vida de todos os que passarem por lá. Aprender brincando é a melhor forma de aprender!

A Multimeios fornece uma ampla variedade de carteiras escolares e brinquedos, sejam pedagógicos ou não, como gira gira, a fim de proporcionar um crescimento saudável e divertido para seus filhos ou alunos.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com amigo!