Confira as principais atividades pedagógicas para berçário

As principais atividades pedagógicas para berçário.

A educação infantil é uma fase da vida da criança que irá refletir em todo o seu desenvolvimento no futuro. Dessa forma, cada atividade trabalhada deve ser pensada com cuidado, para que reflita positivamente em todos os aspectos do aprendizado da criança. Essa fase escolar é dividida em três partes: berçário, maternal e pré-escola. Engana-se quem pensa que a o berçário se resume apenas à troca de fraldas, mamadeiras e um desenho de TV para que as crianças assistam. É necessário que sejam desenvolvidos diversos exercícios e atividades pedagógicas para berçário, a fim de que os pequenos desenvolvam seus sentidos e sua percepção e possam avançar para as próximas etapas da sua longa jornada escolar.

Sabendo o quanto essa fase é importante para que a criança faça descobertas e se desenvolva de maneira saudável, a Multimeios preparou esse artigo com algumas atividades pedagógicas para berçário, ideais para desenvolver os sentidos das crianças e fazer com que elas cresçam cada vez mais inteligentes.

5 atividades pedagógicas para berçário

Vantagens das atividades pedagógicas para berçário.

Música dos nomes

Essa brincadeira é indicada para bebês a partir dos três meses de vida. Nessa fase, as crianças estão começando a se familiarizar com o som das palavras e a reconhecê-las. Seu nome e palavras usadas cotidianamente passam a se tornar familiares. Essa é uma das atividades pedagógicas para berçário que contribuem para que os bebês desenvolvam a pronúncia dos sons de seus nomes e se reconheçam neles. O ideal é colocar os bebês em uma superfície acolchoada, de bruços, e cantar músicas em que possam ser inseridos seus nomes. Músicas infantis clássicas, como “Se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou” e “Ciranda Cirandinha” podem ser personalizadas com o nome dos bebês, que podem ser colocados ao centro da roda no momento em que seu nome for dito.

Contar histórias

As histórias são, para todas as idades, ótimas maneiras de fazer com que as crianças conheçam outras possibilidades e viajem para um mundo completamente novo. Para os bebês do berçário, o ideal é que a história seja contada em momentos de relaxamento, como depois do banho e antes das sonecas. É recomendado que o contador varie as vozes, adequando-as aos personagens e utilizando sons de animais para identificá-los. Bonecos coloridos podem ser usados também, para tornar o momento mais lúdico e atrair ainda mais a atenção das crianças que, nessa fase, gostam de cores e movimentos.

Estimular a expressividade

Além de se identificarem com o seu nome, é muito importante que crianças em fase de berçário passem a reconhecer a própria imagem. Uma das atividades pedagógicas para berçário que podem ajudar nessa descoberta é posicionar os bebês na frente de um espelho. Assim, eles se olharão e poderão identificar suas expressões, movimentos e traços de seus rostos.

Massinha de modelar

Qual criança não gosta de brincar de massinha? Essa é uma das atividades pedagógicas para berçário que ajudam a desenvolver a força, os movimentos e a imaginação dos pequenos. É necessário que as massinhas sejam comestíveis, preferencialmente preparadas pela própria equipe pedagógica, para que não haja nenhum problema de saúde decorrente da sua ingestão. Separamos para você uma receita simples e fácil para o preparo de massinha.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de sal;
1 xícara de água (para dar consistência de pão à massa);
2 colheres de sopa de óleo comestível (indicamos óleo de girassol);
corante comestível de cores variadas (anilina ou gelatina).

Modo de fazer:
junte a farinha e o sal em uma tigela. Adicione o corante à água que será usada para dar a consistência à massa e, aos poucos, junte esse líquido à farinha e ao sal. Misture bem até obter um ponto de massa de pão. Por fim adicione aos poucos o óleo e misture mais um pouco. Essa receita é atóxica e, depois de secar, não mancha as mãos e nem as roupas dos bebês.

Empilhar blocos coloridos

Essa atividade irá auxiliar no desenvolvimento motor do bebê, bem como incentivar a solução de problemas dar a eles uma noção sobre causa e efeito. Espalhe blocos coloridos em um espaço acolchoado. Esses blocos podem ser comprados, de plástico ou espuma, ou feitos a partir de materiais recicláveis, como caixas de leite pintadas. Mostre ao bebê como empilhar os blocos e os incentive a fazer isso. Depois que uma torre for formada, incentive para que ele a derrube. Esse momento será divertido e lúdico para a criança, que irá recomeçar, por conta própria, a refazer a torre.

Um ambiente estimulante auxilia no desenvolvimento dos bebês

Além das atividades pedagógicas para berçário, é preciso que todo o ambiente seja projetado de modo que os bebês se sintam confortáveis e estimulados. Todos os móveis escolares devem ser seguros e de material de qualidade, para que não haja risco de acidentes e todas as atividades possam ser desenvolvidas da melhor maneira possível. Berços e armários precisam ser resistentes e serem posicionados de modo a deixar livres espaços para a circulação, tanto das pedagogas quanto dos bebês, durante a realização das atividades.

Para encontrar os melhores móveis e brinquedos de fibra para a montagem do berçário, conte com a Multimeios! Oferecemos berços e armários com fraldário, com a qualidade Metadil, brinquedos para playground, pisos em EVA e tudo o que você precisa para proporcionar o melhor ambiente para os bebês do berçário. Entre em contato conosco, conheça toda a nossa linha de produtos e peça já o seu orçamento!

 

Links úteis:
gira gira
carteiras escolares