Brinquedoteca na educação infantil: Entenda qual o principal objetivo da brinquedoteca na educação infantil
Brinquedoteca na educação infantil: Entenda qual o principal objetivo da brinquedoteca na educação infantil
A brinquedoteca na educação infantil são ambientes que reúnem brinquedos, jogos, gibis, livros e podem ser usados por qualquer criança.
Desse modo, por meio da brinquedoteca é possível que a criança se desenvolva em diferentes aspectos, mas também aprenda.
Nesse sentido, a aprendizagem na educação infantil, é realizada por meio da ludicidade, enquanto a criança brinca, ela também aprende.
Além disso, o brincar é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo, social da criança. E permite desenvolver diversas habilidades essenciais para a vida.
A seguir, entender a importância e objetivos da brinquedoteca na educação infantil.
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Contexto histórico da brinquedoteca
A primeira brinquedoteca foi criada em 1934 em Los Angeles, com a finalidade de resolver demandas de uma loja de brinquedos.
Nesse sentido, a loja estava sendo constantemente roubada por crianças de uma instituição de ensino pública da vizinhança.
Desse modo, seus criadores tiveram a ideia de desenvolver um serviço, onde emprestavam brinquedos à comunidade.
Além disso, a ideia deu certo e no ano de 1960, espalhou-se pela Europa e em 1963 a Suécia criou a primeira Ludoteca.
Ademais, no Brasil a ideia chegou em 1973, onde a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE implantou a Ludoteca, com sistema de empréstimo de materiais pedagógicos e brinquedos.
Qual a importância do brincar?
Por muito tempo, a brincadeira foi considerada apenas um passatempo, mas sabe-se que a brincadeira impacta de forma significativa o desenvolvimento da criança.
Desse modo, muitos estudos têm demonstrado, que o brincar influencia o desenvolvimento da criança. Inclusive, nos tempos atuais é inegável a importância de atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança.
Além disso, por meio da brincadeira, a criança reflete e explora a realidade e a cultura onde vive.
Possibilidade de criar novas experiências
Como também, experimenta diferentes papéis sociais, como o papel da mãe, do pai, princesa, bombeiro, super-homem.
Nesse sentido, através do faz de conta, a criança consegue entender o papel do adulto e aprender a se comportar, resultando em uma preparação para a entrada no mundo adulto.
Ademais, as atividades lúdicas fornecem aos pequenos a oportunidade de simular conflitos e situações de seu contexto social, familiar.
A brincadeira se constitui como a forma que a criança tem para simular suas angústias e medos e assim tentar superá-los.
Os jogos sobre ganhar e perder, possibilitam aos pequenos trabalharem sua tolerância à frustração, aprender a lidar com isso é importante para o desenvolvimento de sua personalidade e estabilidade emocional.
As brinquedotecas na educação infantil com brincadeiras em grupo, facilita o surgimento de habilidades como liderança, cooperação, competição.
E amplifica a socialização da criança, e noções de respeito pelos demais, favorece em sua autoestima e autoimagem.
E à medida que a criança brinca, sua criatividade e raciocínio são desenvolvidos, pois ajuda a criança a pensar e criar soluções para as novas habilidades e linguagem exigidas pelas brincadeiras.
Como funciona a brinquedoteca na educação infantil?
A brinquedoteca na educação infantil é um espaço com brinquedos diversos, fantoches, jogos, livros de história.
Desse modo, é um espaço criado para que as crianças brinquem, afloram sua criatividade e aprendam.
Além disso, na brinquedoteca na educação infantil os profissionais de educação conseguem propor atividades lúdicas que permitem o desenvolvimento infantil em diferentes esferas: físicas, sociais, motoras e etc.
Por fim, na brinquedoteca na educação infantil a criança consegue desenvolver habilidades que serão importantes para sua vida.
Objetivos da brinquedoteca na educação infantil
O autor Lev Vygotsky, um dos maiores pensadores do segmento da educação, formulou que por meio da brincadeira a criança entra em um mundo ilusório de satisfações que não poderiam ser concretizadas naquele momento.
Desse modo, a criança vivencia sensações que só poderiam ser experimentadas em outras fases da vida, como a profissão, casamento, dirigir, ter filhos.
Além disso, as brincadeiras possuem situações imaginárias e regras e através disso, os pequenos vão formulando sua visão de mundo, enquanto brincam.
Ademais, no contexto da brinquedoteca, a criança pode vivenciar situações que permitem organizar suas ações e pensamentos, tomada de decisão, se concentrar e se expressar livremente.
Além de todos esses objetivos, a brinquedoteca na educação infantil permite o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.
A brincadeira é a forma que a criança tem de desenvolver habilidades, competências, formular e vencer situações para ela problemáticas, aprender.
Por meio das brincadeiras as crianças desenvolvem criatividade, tolerância a frustrações, habilidades de liderança, cooperação, competição, estabilidade emocional, socialização com outras crianças que possibilita desenvolver respeito, senso de comunidade, empatia.
Portanto, os objetivos da brinquedoteca na educação infantil, é principalmente permitir o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.
Qual a função da brinquedoteca na educação infantil?
A principal função da brinquedoteca na educação infantil é permitir o desenvolvimento psicológico, cognitivo, motor, social e físico da criança através do lúdico.
Desse modo, através desses espaços são desenvolvidos jogos e brincadeiras que estimulam a coordenação motora, o raciocínio lógico e a criatividade das crianças.
Além disso, existem brinquedoteca na educação infantil, mas também em outros ambientes.
Creches e escolas
Os profissionais de educação e professores usam esse espaço com objetivos pedagógicos.
Desse modo, aprimoram a coordenação motora, raciocínio lógico e promovem a interação entre as crianças.
Além disso, sabe-se atualmente, que a brinquedoteca na educação infantil é essencial para o desenvolvimento e aprendizado da criança.
Nesse sentido, é por meio da brincadeira que a criança vai absorver conteúdos, porque é o que chama sua atenção, é sua linguagem.
Hospitais
A brinquedoteca em hospitais auxilia as crianças a diminuírem o sofrimento causado pela internação ou tratamento.
Desse modo, crianças internadas ou em tratamentos diversos tendem a ficarem isoladas com seus cuidadores e muitas vezes, sem fazer nada.
Por isso, a brinquedoteca é tão importante, por um momento a tira desse ambiente e faz com que se divirta e sinta-se melhor.
Comunidades, condomínios e bairros
A brinquedoteca nesses ambientes tem o objetivo de estimular as relações interpessoais e ajudar no desenvolvimento da criança.
De forma geral, elas apoiam atividades coletivas e individuais, e estimulam a autonomia da criança, construindo um local de desenvolvimento social e intelectual.