O que torna uma escola atrativa para os pais

maneiras de deixar sua escola atrativa para os pais

A escola faz parte de grande parte da vida das crianças e adolescentes. Por isso, os pais acabam levando em conta diversos fatores na hora de escolher a instituição em que vão matricular seus filhos. Distância e valor da mensalidade pesam muito para tornar uma escola atrativa para os pais. Mas, as preocupações vão muito além do dinheiro e tempo gastos com a escola preferida.

Sabendo disso, a Multimeios preparou esse artigo com alguns pontos observados pelos pais na hora de escolher onde seus filhos irão estudar. Assim, você estará atento e poderá fazer os ajustes para que a sua instituição seja cada vez mais uma escola atrativa para os pais.

O que torna uma escola atrativa para os pais

5 pontos observados em uma escola atrativa para os pais

Uma escola atrativa para os pais é aquela em que eles, depois da visita, saiam com a certeza de que estarão deixando os seus filhos em boas mãos. Afinal, a escola é parte importante da formação do caráter de uma criança e, por isso, deve ser escolhida com cuidado. 

Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), antes de qualquer decisão os pais devem se certificar de que a escola possui autorização para funcionamento e alvará sanitário. Além disso, toda escola deve possuir um documento com a sua proposta pedagógica e oferecer facilidade de acesso dos pais e responsáveis nas dependências da instituição, desde que sejam devidamente identificados. Por isso, uma escola atrativa para os pais deve possuir todos esses documentos em mãos, se possível com cópias afixadas em locais visíveis, a fim de imprimir confiança aos pais que vão visitar a escola.

Além dessas instruções do MEC, os pontos a seguir também devem ser observados para tornar uma escola atrativa para os pais.

1- Proposta de ensino

Um dos pontos mais levados em conta pelos pais na hora de escolher a escola em que vão matricular seus filhos é a proposta de ensino da instituição. Algumas escolas possuem um foco maior na preparação para vestibulares, outras na prática esportiva, outras no ensino de idiomas e algumas no ensino técnico. Independentemente de qual seja a proposta de ensino da sua escola, é muito importante que ela esteja bem clara para os pais dos futuros alunos. Assim, as possibilidades de frustrações futuras serão bem menores e você conseguirá tornar a sua escola atrativa para os pais.

2- Localização e segurança

Em meio a onda de violência que o país enfrenta, para que uma escola seja atrativa para os pais é preciso que ela esteja bem localizada, com fácil acesso e em ruas com pouco movimento de carros, para evitar acidentes. Além disso, o lugar deve apresentar segurança para os alunos, a fim de que eles tenham a sua integridade e a de seus bens preservadas. Para isso, uma boa alternativa é pensar além da proteção do estado, e contar com vigilantes bem treinados para fazer a segurança no entorno da escola, além de sistemas de segurança eletrônica, como câmeras de segurança, alarmes de incêndio e, se possível, acesso às dependências da escola apenas por meio de catracas, para que apenas os alunos, funcionários e pessoas identificadas possam entrar.

3- Integração da escola com a família

A comunicação com a família é fundamental para que a escola faça um bom trabalho com o desenvolvimento intelectual das crianças. Tanto é assim, que esse é um fator que conta muito em uma escola atrativa para os pais. Realizar reuniões periódicas para falar do desempenho do aluno, oferecer acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos e, principalmente, se colocar à disposição da família para conversas e debates são atitudes fortemente presentes em uma escola atrativa para os pais. Lembre-se que escola e família são complementares e, por isso, se uma das instituições não vai bem, o aluno pode apresentar problemas em seu desenvolvimento.

4- Identificação da criança com a escola

A opinião da criança é também muito importante para tornar uma escola atrativa para os pais. Não podia ser diferente, afinal, grande parte da sua infância e adolescência será nesse lugar. Sendo assim, apresente a sua instituição da maneira mais atrativa possível também para as crianças. Pense em uma decoração atrativa, móveis escolares adequados para cada idade, um parquinho infantil colorido e demais quesitos que possam despertar o interesse das crianças em estudar na sua escola. 

5- Qualidade das instalações, móveis e materiais da escola

Uma escola atrativa para os pais deve ser bem conservada e contar com estrutura, materiais e móveis para escola de qualidade. Além, é claro, de brinquedos para parquinho que não apresentem riscos para a saúde da criança. Essa preocupação não é sem fundamento, uma vez que, apenas de 2008 a 2016, cerca de 5 mil crianças se machucaram em parquinhos, de acordo com a ONG Criança Segura.

Sendo assim, monte as áreas da sua escola apenas com materiais confiáveis, que garantam a segurança dos alunos e funcionários.
Para isso, conte com a Multimeios! Trabalhamos com uma variedade de carteiras escolares e brinquedos para playground, fabricados com materiais seguros e de qualidade. Torne a sua escola atrativa para os pais com a ajuda da Multimeios!