Como o mobiliário escolar influencia o aprendizado?

Na pré-escola as crianças estão acostumadas a conviver em um ambiente colorido, com um mobiliário escolar divertido, que potencializa a imaginação e o aprendizado. Com o passar dos anos, o ambiente fica completamente diferente, assim que ingressam no ensino fundamental. O mobiliário escolar, que era divertido, se torna algo sério, rígido e sem cor.

O formato padrão das salas, com carteiras escolares enfileiradas, bem como a estrutura das escolas, muitas vezes remete ao tempo em que a informação era apenas transferida de professor para aluno, sem nenhuma interação. Embora os métodos de ensino evoluam, a impressão que se tem é que o formato de sala de aula continua estagnado no tempo – e o mobiliário escolar é um dos principais responsáveis por isso.  

O que não se leva em conta é que as cores podem ajudar na concentração dos alunos e na harmonia do ambiente, e são estímulos valiosos para os educadores.

Mobiliário escolar colorido e seus efeitos

De acordo com neurocientistas, o cérebro gosta de novidade, o que faz com que ele produza o estado de alerta necessário para a concentração. Também é ideal que a mobília da sala de aula seja reajustada de acordo com o objetivo de cada dia ou conteúdo.

As cores influenciam bastante no nosso dia a dia, e algumas podem influenciar bastante no aprendizado. Como, por exemplo, o azul e o verde. O azul é considerado uma cor calmante e também “a cor da mente”. Tons de azul mais escuro ajudam a pensar com clareza e tons mais claros acalmam e ajudam na concentração. Já no caso do verde, seus tons são associados ao equilíbrio e trazem a sensação de bem-estar.

Mesas de grupo

mobiliário escolar: mesas de grupo

Já ouviu falar que duas cabeças pensam melhor que uma? Pois bem, várias cabeças pensando ao mesmo tempo é melhor ainda. Muitas pessoas acham que a interação dos alunos pode causar baderna e falta de concentração. Mas, pelo contrário, se o conteúdo for interessante, o fato dos alunos sentarem em mesas coletivas, ao invés de em carteiras individuais, estimula o diálogo entre eles e a troca de conhecimento.

Aprendizado e diversão

Quando a escola tem um ambiente divertido, como um parquinho infantil, com gira gira e escorrega, é fácil que o aprendizado seja aliado à diversão. Jogos podem ser feitos para incentivar o aprendizado, e até mesmo gincanas entre os alunos valendo algo interessante. Esse tipo de brincadeira estimula o aluno a estudar de uma maneira divertida e entusiasmante.

Armários para livros

mobiliário escolar: estante para livros

É comum entre os educadores estimular a leitura para as crianças. Porém, muitas vezes as crianças podem sofrer consequências graves devido à quantidade de peso que carregam dentro da mochila. Uma maneira prática para resolver esse problema é a implantação de armários na própria sala de aula, onde as crianças poderiam guardar seus livros para ler na hora do intervalo, por exemplo. Conhece os armários e móveis escolares da Multimeios? Navegue pelo nosso site, e descubra como a Multimeios pode ajudar para tornar a sua escola em um lugar especial e produtivo, tanto para quem estuda quanto para quem trabalha lá.

Se você acha que as nossas dicas foram úteis para você, compartilhe com os amigos!