Os danos que mochilas pesadas podem causar

mochilas pesadas e seus danos

Mochilas pesadas são parte da rotina de crianças em idade escolar em função da quantidade de livros e cadernos que são obrigadas a levar para a escola.  

Essas mesmas mochilas pesadas podem ocasionar uma série de problemas sérios na coluna.  Se o aluno não tiver um local adequado, como um armário, na própria escola para guardar os seus pertences, esses problemas de coluna podem vir a se agravar. 

criança com mochila pesada

As dores aparecem quando as mochilas pesadas levam os jovens a dobrar a coluna, puxando-os para trás. O que pode parecer inofensivo, já é um alerta para os pais fiscalizarem melhor o peso que seus filhos andam carregando.

O excesso de peso, principalmente se aliado aos móveis escolares inadequados, pode acarretar problemas como: escoliose, hiperlordose, e até hérnia de disco. Quer conhecer mais sobre o assunto? Preparamos para você uma lista de danos que mochilas pesadas podem acarretar para a saúde do seu filho.

Mochilas pesadas e seus riscos

É comprovado por especialistas que o peso das mochilas não deve exceder 10% do peso do nosso corpo. A idade escolar é a época em que as crianças estão em desenvolvimento ósseo, e essa questão deve ser levada muito a sério. Além disso, é importante que os alunos não carreguem mochilas pesadas por muito tempo, pois, quanto maior o tempo, maior a possibilidade de problemas serem gerados. E quais são esses problemas?

Escoliose

escoliose

 

A escoliose ocorre quando a coluna entorta para um dos lados e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer quando você carrega o peso da mochila em apenas um dos ombros, sobrecarregando um lado do corpo. Os sintomas podem ser dores nas costas, braços e pernas.

Hiperlordose

A hiperlordose é um aumento da curva que fica próxima à base da coluna. Seu principal sintoma costuma ser dor nas pernas.

Hipercifose

Ocorre quando há um aumento da curvatura do meio das costas, deixando os ombros e pescoço inclinados para frente, causando uma “corcunda”. Seus principais sintomas são dores nos braços, pernas e também nas mãos.

Hipercifose

 

Pinçamento no nervo

Existe uma espécie de amortecedor entre uma vértebra e outra na coluna. A má postura pode fazer com que esse amortecedor saia do lugar, contraindo a medula. Isso pode gerar uma dor aguda na hora de fazer determinados movimentos.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é a evolução problemática do pinçamento de nervo. Quando o disco da coluna sai do lugar, dá origem a uma hérnia, que pode levar a limitação de movimentos. Hérnia de disco é um dos problemas mais sérios de coluna que uma pessoa pode ter.

Como prevenir problemas na coluna?

  1. O ideal é que se retire todo material desnecessário antes da criança ir à escola.
  2. Substitua cadernos pesados, como por exemplo os cadernos de 10 matérias, por vários cadernos de uma matéria só.
  3. A mochila deve ter alças largas, ajustáveis e acolchoadas.
  4. A mochila não deve ficar a menos de 4 centímetros da altura da cintura.
  5. Oriente a criança a não carregar a mochila em um ombro só.
  6. Oriente para o modo adequando de se sentar nas carteiras escolares, porque a má postura também provoca sérios riscos à coluna.

A Multimeios atende a necessidade de creches e escola oferecendo o que tem de melhor em móveis para escola e brinquedos para parquinho, como gira gira. Entre em contato e conheça mais dos nossos produtos.