Criança com medo de hospital: como ajudá-la a superar

É bastante comum vermos alguma criança com medo de hospital, de ir ao consultório médico ou até mesmo de tirar sangue. Só de ver alguém com um jaleco branco, os pequenos já ficam muito nervosos. Em grande parte dos casos, os pais ignoram este problema ou insistem para que a criança o enfrente, mas sem dar os devidos respaldos. Isso pode, ainda, fazer com que a criança leve este medo até a vida adulta, podendo desenvolver sérios conflitos psicológicos.

Criança com medo de hospital é, sim, um problema e deve ser resolvido pelos responsáveis. Você sabe como pode solucioná-lo? Veja, a seguir, algumas dicas da Multimeios que serão suas principais aliadas na hora de superar essa questão.

Dicas para ajudar uma criança com medo de hospital

criança com medo de hospital

Procure a origem do problema

São muitos os motivos que podem fazer com que uma criança desenvolva medo de ambientes hospitalares. Um dos mais comuns é quando ela percebe que os pais ou alguém próximo a ela tem esse medo também. Isso faz com que ela entenda que aquele ambiente apresenta algum risco a ela e que ela não deve entrar ali. A melhor forma de solucionar isso é: se o pai tem medo de hospital, por exemplo, ele deve primeiramente conversar com o filho e tentar explicar que aquele não é um ambiente assustador, que não existe algo ruim nele. O segundo passo é levar a criança junto a ele para uma consulta médica ou exame e tentar agir naturalmente, para que ela perceba que não existe nada ruim acontecendo.

Tente distrair a criança

Uma criança com medo de hospital não deixa de ser uma criança e pode ser distraída com estímulos, brincadeiras e jogos. Saiba aproveitar isso na sua tarefa de ajudá-la a superar esse medo. Leve para a consulta folhas e canetas para que ela possa desenhar enquanto aguarda o atendimento e brinquedos pequenos que a entretenha e deixe mais tranquila. As próprias clínicas e hospitais podem providenciar a instalação de brinquedos para parquinho, como um gira gira, na área externa e usar jogos de concentração, para que a criança fique concentrada na brincadeira e esqueça de todo o medo. Um outra dica para os hospitais que atendem crianças, é tornar o ambiente o mais familiar possível. Ter móveis escolares, como carteiras escolares e quadros negros, pode ser uma saída para que a criança se sinta melhor e em um ambiente com o qual está mais acostumada. 

Converse com ele sinceramente

O diálogo dá uma base concreta e saudável para a sua relação com seu filho. Principalmente na hora de solucionar problemas, você deve recorrer a uma boa conversa. Busque uma linguagem simples, de uma maneira que a criança entenda e explique a ela tudo que irá acontecer. Não minta sobre nada! Conte sobre cada procedimento, como irá ocorrer, para que ele será necessário, e o que acontecerá depois. Seja bastante claro e não tente enganá-lo; isso pode piorar o medo e fazer com que seu filho perca a confiança em você.

Conforte-o

Por mais que você aplique todos esses métodos anteriores, criança com medo de hospital não é algo que se resolve da noite para o dia. Serão muitas tentativas frustradas antes de alcançar o sucesso da superação. Enquanto isso, deixe que ele chore e relute na hora de ir ao médico. Não tente impedi-lo de se expressar. Isso faz parte desse momento de aprendizado e, ao longo do tempo, ele vai aprender que ir a uma consulta não é algo que deve temer.

Dê uma recompensa

Se, depois de todas essas etapas, você obter o sucesso nessa tarefa, comemore e dê à criança algum tipo de recompensa. Lembre-se que não foi difícil somente para você, ele também se esforçou para chegar até aí. Dar a ela um atestado de coragem é uma ideia muito legal e ela se sentirá reconhecida. Não precisa ser algo muito elaborado: pegue uma folha ou até mesmo um imã de geladeira daqueles que podemos escrever, escreva uma frase de incentivo, cole um adesivo (como uma estrela ou algo parecido) e dê a ela. Isso fará com que ela perceba que seu esforço foi importante e reforçará os laços entre vocês.

O que achou das dicas da Multimeios? Se você é dono de hospital ou outro estabelecimento e está pensando em adicionar alguns itens para entreter as crianças, como brinquedos para playground, nós realizamos projetos que irão atender à sua necessidade. Entre em contato conosco e peça seu orçamento.