Brincadeiras que contribuem para a educação infantil

aprenda brincadeiras para a educação infantil

O aprendizado na infância é algo constante e que ultrapassa os limites da escola. As crianças são propensas a aprender e, por isso, devem ser apresentadas a uma educação infantil que explore os sentidos. Só assim, a estimulação dos sistemas nervoso, auditivo e visual será feita da melhor maneira.

Há quem ache difícil encontrar brincadeiras que explorem os sentidos. Mas, hoje em dia, isso é questionado tendo a infinidade de jogos e atividades que estimulam o sistema sensorial dos pequenos. É um grande engano achar que a educação infantil se restringe à sala de aula convencional em que há um professor como orador e vários alunos como ouvintes.

Ficou curioso para saber como crianças aprendem nos dias de hoje? A seguir, destacamos uma série de possibilidades que contribuem para uma educação infantil mais rica. Confira!

5 brincadeiras para a educação infantil

Bloco lógico

bloco lógico na educação infantil

Criado na década de 1950 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, o bloco lógico é uma ótima indicação para educadores que objetivam incentivar o raciocínio lógico dos alunos. O brinquedo destaca-se por estimular a percepção e a capacidade analítica dos pequenos. Quando aplicado nas séries escolares iniciais, o bloco favorece o desenvolvimento das noções de correspondência e de classificação das crianças. Além de fortalecer o raciocínio cognitivo e contribuir para o melhor aprendizado em matemática.

Associação das cores dos alimentos

cardápio da semana na educação infantil

Nos primeiros anos educação infantil, a criança ainda está conhecendo as letras, as formas e as cores dos objetos. Por isso, é importante que o educador reforce esse aprendizado oferecendo brincadeiras que tragam conteúdo, mas que, ao mesmo tempo, sejam divertidas e atrativas. Imagina o quanto seria interessante montar um cardápio com os alimentos correspondentes a cada dia da semana. Por exemplo, terça como o dia de alimentos vermelhos (todos os alunos levariam morangos, tomate e acerola para comerem). Além de ser uma proposta nutritiva, é uma excelente maneira de despertar a noção de classificação dos pequenos.

A “chamadinha” da turma

chamadinha na educação infantil

É claro que o educador continua sendo o responsável pela turma, mas isso não impede que, desde cedo, noções de responsabilidade e de respeito aos compromissos sejam estimuladas nos pequenos. De forma lúdica, semanalmente, um aluno específico pode ficar com a “responsabilidade” de fazer a chamada da classe. Lembrando que o controle detalhado sobre a presença dos alunos continuará sendo do professor.

Teatrinho

teatrinho na educação

Desde cedo, é fundamental que as crianças tenham contato com as artes em geral. O aprendizado artístico é tão necessário quanto o conhecimento vindo das disciplinas escolares. O teatro, por exemplo, permite que os pequenos treinem a autoconfiança, se sociabilizem e, quem sabe, descubram um interesse artístico. As formas de se ter contato com o teatro são variadas. Os educadores podem promover festivais na escola com apresentações de fantoches e/ou de peças da turma. Os pais se sentirão orgulhosos de ver seus filhos e os professores ficarão gratificados.

Cantinho da leitura

cantinho da leitura na educação infantil

Na alfabetização, ideias que estimulem a leitura sempre são bem-vindas. Lecionar tradicionalmente com o professor exemplificando no quadro as letras e passando exercícios de caligrafia tem o seu valor. No entanto, vale lembrar que o ensino é bem mais diversificado do que isso. Os livros são uma ótima forma de enriquecer a educação infantil. Valores são passados por meio dos contos e a criatividade dos pequenos é estimulada por completo. Uma possibilidade interessante para os educadores é criar um cantinho para a leitura. O seu uso fica a cargo dos professores, mas o ideal seria que, ao menos, uma vez por semana tivesse um tempo dedicado à leitura de historinhas.

Como diversificar o ensino?

Como podemos perceber, a educação infantil vai muito além de giz e quadro negro. É preciso ter vontade de oferecer um ensino de qualidade para os pequenos. Com dedicação e bastante criatividade, educadores podem alcançar bons resultados com as suas turmas. Para isso, nada melhor do que contar com recursos que estimulem o bom aprendizado.

Nós, da Multimeios, compreendemos a importância desse processo e oferecemos aos profissionais da educação infantil brinquedos que despertam o lúdico e o raciocínio lógicos das crianças. Quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato conosco e conheça também nossos brinquedos de fibra e brinquedos para parquinho. Esperamos por você.

 

Veja mais:
gira gira
móveis escolares
carteiras escolares